Moradia T4 com jardim e garagem, situada nas Antas, uma das zonas mais nobres e centrais da cidade do Porto, próximo da Praça Velasquez, da Igreja Santo António das Antas e da Avenida Fernão Magalhães.
Este imóvel de 250 m2 de área bruta privativa, inserido num lote de terreno de 372 m2, é composto por três pisos com a seguinte distribuição:
No primeiro piso encontramos a sala, cozinha e casa de banho.
O segundo piso dispõe de três suítes.
O piso inferior conta com uma sala, lavandaria, despensa, um quarto e casa de banho.
Na cobertura temos o terraço e um escritório.
Na área exterior temos uma estufa, garagem e jardim.
Características:
– Moradia de 4 frentes dos anos 30
– Orientação Solar Nascente Poente
– 3 suítes
– 2 salas
– Vitrais na sala e hall de escadas
– Jardim
– Estufa
– Garagem
Esta moradia data de 1934 pelo Arquiteto José Porto (1883-1965), um dos arquitetos determinantes para a história da arquitetura Portuguesa contemporânea, autor, entre outras obras de reconhecido valor patrimonial, como a moradia da Rua da Vilarinha, projetada para Manoel de Oliveira e classificada como Monumento de Interesse Público, em 2015.
Ícone do modernismo local e internacional, o edifício do Coliseu foi projetado a várias mãos. Cassiano Branco, José Porto, Yan Wils, Júlio de Brito, Charles Siclis e Mário Abreu são alguns dos arquitetos que colaboraram ativamente na sua construção, como que antecipando uma das principais características do Coliseu: a pluralidade de expressões.
José Porto, projetou o interior da sala principal do edifício do coliseu, que se mantém fiel aos seus primeiros estudos e é da sua autoria o anteprojeto para a fachada do Coliseu Porto, preterido em favor de outras propostas.