Quem somos
Temas
Intervenção
 

Carta à TVI



Assunto: Morangos com Açúcar
Para: TVI  (relacoes.publicas@tvi.pt)


Exmo Sr. Director de Programação e guionistas:

Venho expor uma situação para a qual, por certo, muitos pessoas já vos devem ter alertado, pois, como médica dentista, falo com muita gente e a opinião é unânime: a falta de cuidado que os guionistas da série Morangos com Açúcar têm, nos temas que apresentam, e atendendo à hora a que a série passa. Sejamos realistas: a maior parte dos jovens - e sobretudo crianças!... - vêem esta série sem um adulto ao lado que lhe vá fazendo uma leitura critica dos conteúdos apresentados.
Reporto apenas duas situações, que conheço e considero graves, frutos da má influência desta série juvenil:
1ª - Num dos vossos episódios, uma jovem faz striptease e filma-se para vender e arranjar dinheiro para carregar o telemóvel. Uma amiga minha estava em casa com a filha e ao ver aquela cena, perguntou à filha - "Estás a ver o que aquela está a fazer ? " A filha, de doze anos e viciada na série, como se fosse a coisa mais natural do mundo, respondeu-lhe : "Então, mãe, ela precisa de dinheiro para o telemóvel ..."

2ª Outra cena, "copiada dos vossos exemplos": uma miúda do 9º ano fotografou-se toda nua e mandou a foto para o namorado, também do 9ºano, que resolveu partilhar as fotos com os amigos, e agora praticamente toda a escola tem fotos da aluna nua no seu telemóvel. Depois admiram-se da pedofilia e outros crimes... Quem responderá por toda esta degradação ética de uma sociedade? Alguém vai ser...

Penso que já me entendem, e não será preciso "descer" mais...
Os vossos guionistas precisam de ter a noção da responsabilidade que de facto têm na educação da nossa juventude. E não me venham com o argumento de que os pais são os primeiros educadores, porque à hora que passam esta telenovela, os pais estão a trabalhar. Há uns anos atrás, a novela passava mais tarde, e nós víamos todos juntos, em família, de forma que íamos comentando os comportamentos errados apresentados no episódio, e pelo menos alguma coisa boa se tirava.

Faço votos que um veículo tão importante para a formação de um Povo e dos seus valores, como é a televisão, seja bem utilizado.
Sem outro assunto, espero que alertem os responsáveis e melhorem substancialmente os conteúdos das vossas séries!

Antecipadamente gratos
Família Raposo