As tendências actuais na Internet

 Fonte: Agencia Financeira


Televisão continua no topo das eleições 

70% de utilizadores acedem diariamente à Internet e dedicam mais horas ao fim-de-semana, é umas das principais conclusões do segundo estudo «Consumo Cruzado de Meios», da Havas Digital. 

A influência da Internet na tomada de decisão cresce em todas as categorias, destacando-se os produtos de turismo, tecnologia e financeiros. 

Comparando com o mesmo inquérito feito em 2006, este demonstra que a massificação digital é notória, uma vez que se verifica «um aumento significativo do acesso à Internet a partir do lar» e um consumo e acesso diário à Internet que «cresceu e ganhou importância em todos os targets». 

Apesar de a televisão continuar como o meio com mais utilizadores diários (96% em 2008 face aos 94% em 2006), verifica-se que a Internet aumentou significativamente a sua taxa de penetração passando de 52% (2006) para 70% (2008). De notar ainda uma subida nos utilizadores diários de jornais (66% em 2008 face aos 57% de 2006).

 Mais de 50% procura hi5, MySpace e You Tube

Outra conclusão é que a procura de informação na web é mais relevante para a população adulta, ao contrário do entretenimento, que é a principal motivação dos jovens. 

Para o Country Manager da Havas Digital, José Frade, «as comunidades sociais vieram alterar o panorama no ciberespaço nestes últimos dois anos. Há um aumento nas actividades sociais e de partilha como driver de uso da Internet», disse.

Além disso, em 2008, 53% dos portugueses procuraram as comunidades sociais (hi5, MySpace e You Tube), enquanto em 2006 a percentagem era de 28%. 

O estudo demonstra ainda que os blogs, chats e downloads de músicas são também das actividades sociais mais incrementadas entre 2006 e 2008. O e-mail e os motores de busca continuam a liderar a utilização dos cibernautas. 

O estudo da Havas Digital decorreu entre 17 de Outubro e 7 de Novembro de 2008. Foram entrevistados 805 indivíduos, dos 12 aos 65 anos, de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental e de todas as classes sociais.