Televisões faltam aos deveres


 

 

As três televisões generalistas não cumpriram, em 2007, as suas obrigações, tendo a RTP falhado na difusão de obras em português, e a SIC e TVI nos programas de debate e entrevistas, aponta um relatório da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ontem divulgado.

 

“A RTP1 não cumpriu” a obrigatoriedade de difusão de pelo menos 20% de obras criativas de produção originária em língua portuguesa, além de ter havido uma “quase ausência” de programas dirigidos aos públicos juvenil e infantil nos dias úteis.

 

A ERC fez ainda um “reparo crítico” à RTP2 devido às repetições de programas, que representam “mais de um quarto da programação” neste canal.

 

Os canais privados SIC e TVI também foram acusados de incumprimento, tendo ambos falhado a obrigação de emitir programas informativos de debate e entrevista autónomos e com periodicidade semanal.

 

No caso da TVI, a ERC adianta que o canal não cumpre a obrigação de emitir diariamente programas dirigidos ao público infantil e juvenil, de manhã ou de tarde. E a SIC “só parcialmente cumpriu” as obrigações de transmitir programas de natureza cultural e formativa no horário nobre.

 

Também a TVI mostra cumprimento parcial de obrigações como a de diversificar a programação em horário nobre, e de transmitir programas culturais.

 

Fonte: Global, 27.Maio.2008