COMUNICADO

 

 

Lamento informar que o Professor Manuel José Lopes da Silva faleceu esta manhã.

 

Para quem teve o privilégio de conviver com o Prof. Lopes da Silva durante cerca de três décadas é com profunda emoção que vos dou a noticia e recordo o homem e o mestre que foi para algumas gerações neste país e a projecção que alcançou além fronteiras com a humildade própria das grandes figuras.

 

Ainda em Novembro do ano passado comemorou os vinte anos da ACMedia no Encontro Ibérico que se organizou em Fátima e desde o inicio do ano o estado de saúde foi-se agravando até esta madrugada.

Tendo completado 80 anos em Abril último, o testemunho da sua vida corrente é a referência mais admirável a que nos atemos e mesmo no período traumático da doença, que foram estes últimos meses, ainda se tornou mais notório o carácter de um homem que não abrandou o interesse permanente pelo próximo, a defesa dos valores éticos e morais e o enaltecimento constante das iniciativas da associação a quem transmitia palavras de estimulo para que se não diminuísse nem o ritmo nem o entusiasmo. 

O carinho com que a todos envolvia e a serenidade que transparecia nas suas atitudes deixam também uma profunda saudade na equipe da ACMedia e em todos que o conheciam.

 

Será celebrada hoje missa do corpo presente pelas 21.30h na Capela Mortuária da Igreja de S. Tomás de Aquino (à Estrada da Luz), seguindo amanhã o enterro para o Fundão.

 

Do extenso currículo do Professor Lopes da Silva desejo salientar o estatuto de Presidente Emérito da ACMedia a cuja Direcção presidiu desde os primórdios da APET - Associação Portuguesa dos Espectadores de Televisão, até ao ano de 2001.

 

Doutor e Agregado da Universidade Técnica de Lisboa, Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico, da Universidade Católica de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, na área dos sistemas e políticas da Comunicação;

Fundador e Director de Investigação da RTP até 1987;

Presidente da Direcção do Curso de Ciências da Informação da Universidade Católica Portuguesa de 1980 a 1982;

Membro do Conselho Nacional de Telecomunicações de 1980 a 1983;

Membro da Direcção do Instituto de Tecnologia Educativa de 1983 a 1987;

Membro da Direcção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) de 1985 a 1988;

Presidente da Comissão Externa de Avaliação dos Cursos de Ciências da Comunicação da Fundação das Universidades Portuguesas em 2000;

Presidente da Assembleia Geral do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa até 2004;

Publicou inúmeros estudos da sua área em revistas nacionais e internacionais, tendo apresentado comunicações em Colóquios, Encontros e Congressos nacionais e internacionais da especialidade;

Tem publicado mais recentemente artigos no jornal Expresso, Jornal de Notícias, Diário de Notícias e, ainda, critica de TV no Semanário «Notícias da Covilhã».

 

Lisboa, 18 de Junho de 2007

 

Nuno von Amann de Campos