Ano VI– Nº 2 Julho de 2013

 


NOTÍCIAS

Assembleia Geral da ACMedia
Realizou-se no dia 15 de Junho, em Coimbra, a 26ª Assembleia Geral da ACMedia. Como habitualmente, fomos muito bem recebidos pelo núcleo de Coimbra. Embora a acta desta A. G. ainda não tenha sido redigida, dos apontamentos recolhidos podem ser avançadas algumas conclusões.
1. A actividade da ACMedia diminuiu bastante durante o ano de 2012, relativamente ao ano anterior, em resultado de algumas contingências por que passou a direcção (demissão de um vogal e doença de outro). 2. Foi aceite a proposta de substituição na direcção da Sra. Dra. Maria da Glória Côrte-Real, por motivos de saúde, pelo Sr. Dr. Duarte Nuno Prazeres. 3. Reconheceu-se que era vantajoso atrair os sócios mais novos para ajudarem a direcção a desenvolver o seu programa de actividades. 4. Foi proposta uma revisão do In forma, de modo a torna-lo mais noticioso, a fim de informar mais e melhor os nossos associados sobre o trabalho desenvolvido pele direcção e sobre o que se passa com os meios de comunicação social. 5. Mais uma vez foi reconhecida a necessidade em manter actualizado o site da ACMedia, tendo-se comprometido o núcleo de Coimbra a enviar textos que tenham interesse em ser divulgados. Convites dirigidos à ACMedia ? A Escola Secundária de Oliveira de Frades convidou a ACMedia a realizar uma palestra para alunos do 10º ano sobre “A violência na TV”. Devido à realização de exames esta palestra teve de ser adiada, a pedido da Escola, para o próximo ano lectivo.

2. Continuamos a ser solicitados pelo Conselho Nacional de Consumo, no qual participamos, para darmos parecer sobre a legislação que vai sendo preparada no âmbito da protecção ao consumidor.

3. A ACMedia foi convidada pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) para a iniciativa “7 Dias com os Media”, que decorrerá a nível nacional, de 3 a 9 de Maio de 2013. O objectivo desta iniciativa é sensibilizar os cidadãos para o papel e o lugar que os media ocupam no seu dia-a-dia.
O propósito é realizar iniciativas criativas que se insiram nos objectivos e rotinas da entidade que as promove e com os recursos humanos e materiais disponíveis.

4. À Operação “7 Dias com os Media” seguir-se-á a realização do 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania, a 10 e 11 de Maio no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. A ACMedia tem a intenção de estar presente, tal como esteve no 1º Congresso realizado em Braga, como informámos na altura os nossos associados.

5. Recebemos do Porto, uma chamada de atenção (e de indignação) sobre uma notícia do pagamento do IVA em relação às chamadas feiras eróticas e que constava do Noticiário da RTP1 de 9 de Janeiro de 2013.
A notícia era acompanhada de “cenas indiscrítiveis” segundo este telespectador, mas para ele o mais chocante foi ter-se considerado este tipo de feiras como “CULTURA”.
Lembramos mais uma vez a todos os associados, que a intervenção mais eficaz é aquela feita em cima do acontecimento através da plataforma “Quero Intervir” que se encontra no nosso site, com a indicação de a quem e como deve ser dirigida a reclamação. Lembramos, igualmente, a necessidade de indicar com rigor as horas a que esta notícia e imagens foram transmitidas, porque a lei é muito rigorosa com os horários em que normalmente as crianças possam estar a ver televisão.


VALE A PENA …


Reiniciamos esta secção onde procuramos dar relevo a assuntos e temas abordados nos diferentes meios de comunicação social e que constituem uma mais valia para os cidadãos em geral e para os nossos associados em particular. Muito gostaríamos de ter a colaboração de todos, através do envio das vossas opiniões e sugestões, de forma a variarmos e aumentarmos o nosso leque de informações, o que constitui um enriquecimento a nível individual e colectivo.

LER

- O artigo “DE RATZINGER A VIEIRA” publicado pela revista ATUAL do Expresso, em 16.02.13, da autoria de Henrique Raposo. Partindo da afirmação que o ainda Papa Bento XVI é e continuará a ser um dos grandes intelectuais do nosso tempo, o autor do artigo descreve, de forma muito clara e acessível, o combate de Ratzinger à imanência do positivismo radical (corrente defensora que a ciência é o centro da nossa moral) e à imanência do relativismo - especialmente aplicado ao poder, nomeadamente às leis quando tal corrente afirma que a “legalidade é sinónimo automático de legitimidade”.

- O artigo “Apressadinhos” do mesmo autor e publicado no caderno principal do Expresso, também de 16.02.13, onde relaciona com muita graça, a velocidade da circulação da informação permitida pelos novos meios de comunicação com o ritmo de vida actual.


NOTA: Pedimos a todos os associados que ainda não pagaram as quotas de 2012 para o fazerem logo que possível.

ACMedia – Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
Rua de Santo António à Estrela, 108 r/c Dto.  1350–294  LISBOA   
acmedia@acmedia.pt 
  www.acmedia.pt