Janeiro 2009

A ACMEDIA DESEJA A
TODOS OS SEUS ASSOCIADOS UM BOM ANO
DE 2009


Jornadas Luso-Espanholas de Literacia dos Media e Pedagogia da Comunicação


Como anunciámos no InForma de Outubro, decorreram na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, as Jornadas Luso-Espanholas dedicadas ao tema “Literacia dos Media e Pedagogia da Comunicação”.  Estas Jornadas serão realizadas cada dois anos e tendem a responder a uma inquietação manifestada pela ACMedia e pelo Observatório Europeu de Televisão Infantil – OETI, relativamente ao elevado nível de iliteracia que persiste em muitas regiões dos dois países ibéricos.
Na Sessão de Abertura os representantes dos organizadores destas Jornadas manifestaram a sua satisfação pela concretização da iniciativa, que desejavam que constituísse o arranque de um trabalho conjunto no espaço luso-espanhol.
Das conclusões das Jornadas referem-se, pela sua importância:
1. Os meios de comunicação têm o dever de atender aos princípios informativos de relevância, verdade, rigor, honestidade, pluralidade, simplicidade e transparência nas fases de documentação, registo e difusão da informação formal ou de entretenimento;
2. As Associações dos Consumidores devem assumir e exercer o controlo da qualidade dos meios de comunicação como forma de participação democrática;
3. Nestas Jornadas foi demonstrada a vontade dos profissionais da Informação em melhorar a qualidade dos conteúdos informativos, a vontade de alguns programadores em melhorar a qualidade dos conteúdos de ficção, e até o interesse de alguns publicitários em criar campanhas de educação em matéria de comunicação;

4. Foi salientada a necessidade de garantir o acesso universal de todos os cidadã
os aos meios de comunicação lembrando, em especial, os que sofrem de várias incapacidades;
5. Foi realçado que a “Educação para a Comunicação” (Educar para os Media) é uma área que deve servir de instrumento para ajudar a interpretar a realidade, permitindo uma melhor intercomunicação entre as pessoas, favorecendo a mediação e procurando dotar todo o ser humano das competências imprescindíveis para o seu normal desenvolvimento comunicativo.
A ACMedia esteve representada pelo seu Presidente, que além disso, participou num dos painéis e na reunião de peritos, e por outros membros da Direcção.




Conferência Internacional da EURALVA em Madrid


Organizado pela ACMedia, com o apoio logistitico da iCmedia teve lugar no IESE em Madrid, no dia 10 de Novembro, a Conferência Internacional da EURALVA - European Alliance of Listeners and Viewers Associations subordinada ao tema «Building Circles of Trust».
A vontade em “Construir Círculos de Confiança” surge perante os problemas actuais postos pela quantidade de informação fornecida por emissores de vários tipos, nomeadamente por privados (que permite aos cidadãos consumidores uma verdadeira rede de escolhas) e a qualidade da oferta no que respeita à credibilidade e imparcialidade editorial da informação que lhes é fornecida e a necessidade em criar um clima de confiança relacional entre operadores, reguladores, representantes da sociedade civil e demais intervenientes.
Os modos tradicionais da regulação encontram-se ultrapassados, começando a notar-se uma inadequada regulação face aos emissores comerciais, o que afecta a confiança dos utilizadores. As necessidades democráticas, sociais e culturais da sociedade são frequentemente ignoradas pelos actores comerciais e muitos dos compromissos para com aquelas necessidades dos cidadãos variam do pobre ao mínimo.
Assim esta Conferência teve como finalidade discutir estes problemas e fomentar o desenvolvimento de parcerias com associações de outros países tendo concluído consensualmente:
1 – Da necessidade de melhorar a educação para os media, de modo a atingir um elevado nível da literacia.
2 – Promover a auto-regulação e a co-regulação entre os emissores, de forma a melhorar o serviço prestado.
3 – Maximizar o valor comunitário dos novos serviços, de modo a aumentar a confiança dos cidadãos utilizadores.

Pedido de Apoio Financeiro


Foram enviados no dia 30 de Dezembro à Direcção Geral do Consumidor 5 projectos da ACMedia para o ano de 2009, candidatos a apoio financeiro daquela instituição.

Os projectos têm incidência especial na literacia dos media e pedagogia da comunicação, e participação dos cidadãos no controlo da qualidade dos meios de comunicação social, o seu montante global é de 92.250,00 Euros.

Se a DGC não corresponder ao que lhe é requerido haverá que reordenar as prioridades ficando o remanescente a cargo dos recursos próprios da ACMedia.


QUOTAS

Lembramos que já estão a pagamento as quotas de 2009. Agradecemos que procedam ao seu pagamento durante o primeiro trimestre. A quota mantém-se com o valor mínimo de 20 Euros de modo a não sobrecarregar o orçamento dos nossos associados e na convicção de que todos compreenderão a necessidade em contribuir para a sustentabilidade da associação de modo a que prossiga a luta na defesa do seu ideário. 


ACMedia – Associação Portuguesa de Consumidores dos Media

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