Julho 2008

 

INTERNET – NAVEGAR COM SEGURANÇA

Seminário da ACMedia em Coimbra no dia 10 de Maio

Como foi anunciado realizou-se no dia 10 de Maio nas instalações do Instituto Universitário Justiça e Paz um Seminário sobre o tema Internet – Navegar com Segurança que decorreu desde as 9.30 às 18 horas, sempre num ambiente de grande interesse e elevada participação motivada pelo responsável do projecto «Miúdos Seguros na Net», Tito de Morais.

A assistência que era constituída por pais, avós e professores contribuiu, igualmente para o debate, proporcionando questões do maior interesse para o tema tratado e para o esclarecimento sobre o uso mais adequado de alguns dos novos equipamentos que estão no mercado.

Foi patente o caloroso apoio à iniciativa da ACMedia por parte dos Presidentes do Instituto Justiça e Paz e do CADC que teceram também os maiores elogios à Delegação de Coimbra pela excelente organização do Seminário.

 

 
 

A Babilónia das línguas mediáticas
 

 

A Delegação do Porto da ACMedia (Associação Portuguesa de Consumidores dos Media) realizou no dia 14 de Junho uma Conferência subordinada a este tema, nas instalações da ANJE (Associação de Jovens Empresários), nesta cidade. O orador foi o Dr. Luís Margarido Correia, Jornalista e Mestre em Ciências da Família pela Universidade de Navarra. A comunicação do século XXI é um tema ultimamente muito debatido, principalmente no que se refere ao seu uso pelas crianças e adolescentes. A Internet (que é um instrumento muito valioso na pesquisa dos trabalhos escolares) nem sempre é aproveitada no seu bom sentido. Foram referidos os efeitos pedagógicos dos meios audiovisuais, que têm de possuir e desenvolver uma formação “ética e estética”, se não queremos “ que se esgote a nossa capacidade de projectar o futuro e se impeça o conhecimento da realidade”. É evidente que todo o acompanhamento na formação dos filhos é da responsabilidade dos pais.

Será que os pais sabem o que vêem, pesquisam e lêem os seus filhos? Todos sabemos que o processo de educação não é nada fácil, concretamente nos tempos actuais em que tudo convida ao facilitismo e ao consumismo. Mas a quem pertencem os filhos? Não queremos para eles o melhor? Certamente que sim. Como resumo, poderemos indicar alguns pontos úteis: sobriedade em relação aos media; cultivar a interioridade pessoal; cultivar um realismo saudável; cultivar a relação de tu a tu.

Texto de Adelaide Figuinha

 


Programa “Educar para os Media”

 

No âmbito deste programa, a ACMedia foi convidada pela Escola Secundária Rainha D. Leonor, para falar aos alunos do 11º ano de Humanidades sobre a Ética na Comunicação. A palestra teve lugar no dia 20 de Abril.

O tema foi desenvolvido por um amigo e colaborador da nossa Associação, Dr. Francisco Sarsfield Cabral, jornalista de longa data e actualmente Director de Informação da Rádio Renascença, e teve como título “Comunicação com Ética – Uma questão de Cidadania”.

A palestra foi seguida com atenção e interesse por cerca de 30 alunos e alguns professores, e pela Presidente do Conselho Directivo da Escola.

 Saiba mais em Notícias do: www.acmedia.pt  


Programa “MediaSmart – Para um público esperto, um olhar mais desperto”


 

No dia 28 de Abril realizou-se mais uma reunião do grupo de peritos do programa MediaSmart. Nesta reunião fez-se um levantamento das actividades de lançamento deste programa, e do interesse que está a suscitar nas escolas públicas e privadas contactadas.

Do material pedagógico já editado (Módulo 1) foram pedidos cerca de 1.000 exemplares.

Recorde-se que este programa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), tem como objectivo despertar o espírito crítico das crianças dos 6 aos 11 anos sobre a Publicidade.

 

Novos Sócios

 

Inscreveram-se como sócios da ACMedia:

Mª José Cruz, Mª Lúcia Simões, Fernando Gomes, Mª José Barros, Jorge Ventura, Mª Teresa Alves, Mª do Céu Branquinho, Ana Paula Vilas, Mª Emília Guichard, Emília Gomes, Magda Pinho, Mª Inês Babo, Mª da Conceição Rebelo, Amélia Mª Correia, Mª Alberta Moreira, Mª Madalena Morgado, Júlia Azevedo, Mª Yolanda Pedrosa, Mª Margarida Silva, Mª Sara Fraga, Mª Augusta Fonseca, Mª Teresa Martinho, Ana Benedita Teles, Rui Simões, Mª de Lurdes Reininho, Sónia Costa, Mª Filomena Félix, Mª José Portela, Mª de Fátima Fernandes e Mª de Jesus Matos.



QUOTAS – A ACMedia vive do pagamento das quotas. Verifique se tem a sua quota em dia. Se não, proceda ao seu pagamento quanto antes (mínimo 20 Euros)

 

ACMedia – Associação Portuguesa de Consumidores dos Media

Rua de Santo António à Estrela, 108 r/c Dto.  1350–294  LISBOA    Tel. 21 882 1733    Fax 21 882 1734
acmedia@acmedia.pt 
  www.acmedia.pt