Maio 2008

 

ACMEDIA E A ICMEDIA EM MADRID


 

 

No dia 29 de Abril foi apresentada na Associação da Imprensa, em Madrid, a ICMEDIA – Iniciativas para a Qualidade dos Meios Audiovisuais, a nova imagem de marca da Federação Ibérica das Associações de Telespectadores e Radiouvintes - FIATYR. 

A sociedade de informação cresce exponencialmente por via das diversas plataformas multimédia e as ideias que predominam na sociedade circulam através dos meios de comunicação. Assembleia Geral 2008

A sua força de penetração, a facilidade do manuseamento, as características técnicas e a sua presença em praticamente todos os locais converteram as TIC num poderoso meio de transmitir ideias, valores e contra - valores.

 Nas jornadas da apresentação em Madrid estiveram presentes responsáveis das televisões que emitem em Espanha e das empresas de telecomunicações, académicos, jornalistas, representantes da sociedade civil e reguladores. 

A ACMedia esteve representada por Nuno von Amann de Campos que, na qualidade de Presidente da Federação Ibérica FIATYR, pugnou pela constituição e desenvolvimento desta plataforma de defesa dos interesses dos consumidores dos media no espaço ibérico.

 
UM DIA 10 DE MAIO SEM VER TV

 

A ACMedia associa-se mais uma vez à Campanha “Um Dia 10 sem ver TV”, que se integra num projecto mundial que procura sensibilizar a sociedade civil sobre a adopção de medidas alternativas que modifiquem os hábitos que a comunidade científica já reconheceu como nefastos para a saúde pública.

Além do tempo excessivo que as crianças e jovens despendem frente ao televisor, programas de fraca qualidade pedagógica são transmitidos em horário nobre e promovem estilos de vida que não se coadunam com um bom relacionamento entre gerações.

A ACMedia – Associação Portuguesa de Consumidores dos Media, chama a atenção para o facto de a “qualidade da televisão” nos seus múltiplos aspectos constituir hoje, na maioria dos países, uma legítima preocupação, cuja solução se procura por intermédio do Estado, por intermédio dos operadores e pela acção dinamizadora das organizações cívicas.

 


WORKSHOP INTERNET – NAVEGAR
COM SEGURANÇA


Organizado pela Delegação de Coimbra da ACMedia, em parceria com o CADC, Centro Académico de Democracia Cristã, realiza-se em Coimbra, no Instituto Justiça e Paz, Couraça de Lisboa, no dia 10 de Maio, o workshop em epígrafe.  

 Será dinamizado pelo Dr. Tito de Morais, que irá falar sobre:

  • Benefícios da Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação por Crianças e Jovens


  • Os 5 Cês: Riscos Online


  • Erros mais Comuns na Protecção Online


  • Soluções para a Segurança  


Saiba mais em Notícias do: www.acmedia.pt  


1. PROGRAMA “MEDIA SMART”


A ACMedia integrou, a seu pedido, o Grupo de Peritos do “Media Smart”, dado o interesse para o nosso projecto “Educar para os Media”. O Media Smart é um programa sem fins lucrativos, de literacia sobre a publicidade nos diversos meios de comunicação social e desenvolvido pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), destinando-se a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade. O principal objectivo deste programa é apoiar as escolas dos 1º e 2º ciclos, através do fornecimento gratuito de material didáctico, a ensinar as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade, no contexto das suas vidas diárias. O Grupo de Peritos, presidido pelo Engº Roberto Carneiro, integra diversas instituições públicas e privadas (ME, MS, ACMedia, APAN e outras), e destina-se a acompanhar este programa, desde a elaboração do material pedagógico até à sua aplicação nas escolas que, voluntariamente, a ele aderiram.


2. AS TIC PARA UM MUNDO MAIS SEGURO

 

   

 

 A convite da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), a ACMedia passou a integrar o grupo de trabalho em epígrafe. Trata-se de reflectir sobre o papel que as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) podem desempenhar na sociedade, influenciando a sua segurança e a dos cidadãos sem descurar, contudo, a protecção dos direitos, liberdades e garantias. A ACMedia enfatizou a salvaguarda das questões de ordem moral e ética que muitas vezes acompanham as questões técnicas e, especialmente, a necessidade de limitar os perigos inerentes à inconveniente utilização da Internet, em especial pelos mais jovens. Os trabalhos têm decorrido de forma abrangente e aberta, permitindo a elaboração em curso de um relatório a apresentar pelo grupo de trabalho, desejavelmente em Julho de 2008. Integram este grupo pela ACMedia , Maria Fernanda Trigo e Manuel Rio Carvalho.

3. PROJECTO “DADUS”

A Comissão Nacional de protecção de Dados apresentou em 28 de Janeiro na Assembleia da República o projecto “Dadus” destinado a alertar os jovens para os perigos da divulgação de dados pessoais na Internet.

Este projecto tem o apoio do Ministério da Educação no sentido da sua divulgação nas escolas do 2º e 3º ciclos.

Pode ser consultado no sítio do projecto, em http://dadus.cnpd.pt/



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