Programas de Navegação na Web Para Crianças - Parte II


 


Por Tito de Morais

 

 

Glubble -Where Families Play - O Glubble é uma extensão para o Firefox, o conhecido programa de navegação na Internet, à qual já me referi em artigos anteriores. Mais do que um programa de navegação na web para crianças, o Glubble é apresentado como um centro de actividades online para famílias com crianças até aos 12 anos.

Afirmando dar aos pais e aos seus filhos uma nova forma de se divertirem, partilhar, descobrir e aprender, o Glubble afirma transformar a Internet de uma actividade pessoal numa experiência para toda a família. Assegurando um ambiente seguro para as crianças poderem usufruir da Internet através do acesso a sites pré-aprovados pelos seus pais.

Na realidade, o Glubble é bastante mais do que um programa de navegação na web para crianças. Trata-se na realidade de uma comunidade virtual particularmente vocacionada para famílias com crianças. E com o atractivo adicional de ser gratuito.

ZAC Browser - Zone for Autistic Children- O ZAC é anunciado como o primeiro programa de navegação na Internet especificamente desenvolvido para crianças com autismo e perturbações no domínio do autismo, tais como o síndrome de Asperger, transtorno invasivo do desenvolvimento (PDD) com e sem outra especificação (PDD-NOS). O ZAC permite às crianças a interacção directa com jogos (muitos jogos) e actividades focadas em muitos interesses que se destinam especificamente a crianças que manifestam características de perturbações no domínio do autismo, tais como limitações nas interacções sociais, na comunicação, leque restrito de interesses e comportamentos repetitivos.

Segundo os seus produtores, o ZAC tem-se revelado uma ferramenta eficaz para crianças com autismo funcional baixo, médio e elevado. Este browser foi desenvolvido para as crianças. Para o seu deleite, enriquecimento e liberdade.

Segundo os produtores do programa, as crianças tocam-no, usam-no e interagem com ele e experimentam a independência através do ZAC. Apesar de ser focar nas crianças e nos seus interesses, o ZAC também fornece ferramentas para pais, educadores, professores e outros para estes partilharem as suas experiências, ferramentas e recursos para unir esta comunidade. Apesar de se focar neste público-alvo, o ZAC também pode ser interessante para crianças que não sofrem deste tipo de problemas. Para além do factor atractivo de ser gratuito e apesar de ainda não dispor de versão em Português, disponibiliza já versões em Inglês, Espanhol e Francês.

Magic Desktop - The Safest PC Playground - Mais conhecido, uma vez que está incluído no Magalhães, e dispondo de uma versão em português, é o Magic Desktop da Easybits. Este programa inclui um programa de navegação na Internet para crianças, o MyFirstBrowser, que permite aos pais escolher websites adequados para os seus filhos e a estes aceder apenas aos sites aprovados pelos pais.

Mas o Magic Desktop é muito mais do que um browser. Para além do programa de navegação, o Magic Desktop inclui um programa de email para crianças, o Magic Mail, e toda uma série de programas tais educativos, de lazer e entretenimento. O Magic Desktop está disponível em 3 versões, com funcionalidades variáveis e com preços que variam entre os 29.99£ da edição básica e os 49.99£ da edição especial, passando pelos 39.99£ da edição padrão.

KidZui - The Internet For Kids - O KidZui é um programa de navegação na Internet para crianças que permite o acesso a conteúdos, comunidades e amigos pré-aprovados pelos pais. Fornecendo acesso a mais de 1 milhão de jogos, sites, imagens e vídeos amigos das crianças, previamente revistos e aprovados por pais e professores, este programa permite ainda a criação de avatars (representação gráfica de um utilizador), partilha de conteúdos e favoritos entre amigos.

O programa permite às crianças criarem e estilizarem os seus próprios Zui's com roupas e acessórios divertidos, ver conteúdos classificados pelos amigos, classificar conteúdos, atingir novos níveis e alterar imagens de fundo, acompanhar a evolução da popularidade de conteúdos. Este programa oferece um conjunto de controlos parentais online, incluindo conta de acesso para pais, contas para todas as crianças do agregado familiar e funcionalidades que permitem aos pais manterem-se a par das actividades e interesses dos filhos, acrescentar websites autorizados e consultar relatórios e gráficos relativos aos últimos 30 dias de actividade online dos filhos.

Na sua versão paga, de $19.95 USD por trimestre a $39.95 USD por ano, o KidZui permite bloquear sites específicos, adicionar favoritos às contas dos seus filhos, ver os interesses dos seus filhos acedendo às suas actividades online (acesso ilimitado ao histórico ilustrado graficamente durante 90 dias).

Esta versão do KidZui permite-lhe ainda aceder a funcionalidades extra, tais como desbloquear mais etiquetas (tags) para classificação de conteúdos, desbloquear mais de 100 peças de vestuário e acessórios, mais de 40 fundos, auxiliares de trabalhos de casa, criar o seu próprio canal com os seus conteúdos favoritos, saber quando os amigos estão online, partilhar novidades, dizer "olá" aos seus amigos e definir o estado de espírito e actividades para os seus filhos o mostrarem aos amigos como se sente.