Programas de Navegação na Web Para Crianças


 


Por Tito de Morais

 

 

"Estou a experimentar o KidZui (um browser com controlo parental). Existe algo mais para estes efeitos?" A pergunta chegou-me por Direct Message (DM) de uma das cerca de 600 pessoas que me seguem no Twitter. A resposta, foi dada igualmente por DM, mas também publicamente, para partilhar a informação.

 

"Mas o que é isso de Twitter?", perguntarão. Apesar de já ter sido referido em diversos meios de comunicação social, aqui vai uma breve explicação. O Twitter é uma rede social que assenta num serviço de micro-blogging que permite aos utilizadores registados publicar e ler actualizações pessoais, conhecidas por tweets, através de mensagens de texto com um máximo de 140 caractéres. Estas mensagens podem incluir ligações para páginas, textos, vídeos, etc. e podem ser publicadas e lidas por diversos meios, incluindo telemóveis, programas informáticos e o site oficial em http://www.Twitter.com. Trata-se de um serviço em rápida expansão mundial, incluindo em Portugal, sendo já usado por diversas classes profissionais.

 

Pode encontrar-me e seguir as minhas actualizações no Twitter em http://www.Twitter.com/TMorais. Mas voltemos à pergunta do meu "seguidor" e vejamos que programas de navegação na web existem especificamente desenvolvidos a pensar na sua utilização por crianças e respectivas famílias.

 

KidRocket - Web Browser for Kids & PC Desktop Protection O KidRocket é anunciado como um 3 em 1, isto é um programa de navegação para crianças, um filtro Internet e um programa de protecção do computador que lhe permitem proteger os seus filhos da Internet e proteger o seu computador dos seus filhos.

 

A nível dos controlos parentais, o KidRocket permite definir limites de tempo para a utilização do computador pelos seus filhos, permitir ou bloquear o acesso ao e-mail e à impressora através do acesso a um painel de controlo de administração do programa. O KidRocket inclui ainda um programa de e-mail para crianças e funcionalidades ao nível da protecção do computador, restringindo o acesso a diversas funcionalidades. O KidRocket oferece também algumas funcionalidades no domínio do desenho e actividades educacionais interactivas no domínio da matemática. A tal acresce um browser com acesso limitado a um número reduzido de sites seleccionados apropriados para crianças, jogos e puzzles. O KidRocket oferece ainda alertas e confirmações sonoras relativas a diversas operações de segurança e um bloqueador de janelas publicitárias. Igualmente atraente é o facto de ser gratuito. Pena não dispor de interface em Português.

 

PikLukSafe Internet Browser & Email For Kids O PikLuk é um serviço gratuito que oferece uma experiência segura da Internet para os seus filhos. Através do PikLuk, os pais podem escolher uma lista de websites apropriados para cada criança da família e restringir o acesso das crianças aos sites seleccionados pelos pais. Não se limitando à navegação na web, o PikLuk permite-lhe também escolher com quem os seus filhos se podem corresponder por correio electrónico. Desta forma, os seus filhos poderão corresponder-se por e-mail com a família, mas não com estranhos. Ao usar o PikLuk os seus filhos também não poderão aceder a outras funcionalidades e locais do seu computador.

 

O PikLuk oferece-lhe ainda a possibilidade de configurar tudo isto remotamente através da Internet. Apesar de gratuito, não dispõe de versão em português.

 

SurfKnight - Web Browser For Kids, segundo os seus fabricantes, este é um programa de navegação na web especificamente concebido para crianças. Incluindo uma interface de fácil utilização e controlos parentais destinados a proteger os utilizadores mais novos de conteúdos indesejáveis e software malicioso. A versão 1.5 inclui uma nova funcionalidade denominada "Auto Block Explicit Content" (Auto Bloquear Conteúdo Explícito). Esta funcionalidade verifica os sites visitados contra uma lista de sites impróprios. Os crawlers - robots que percorrem a Internet - da empresa percorrem periodicamente a Internet para acrescentar e manter esta lista actualizada.

 

A esta funcionalidade acresce ainda a possibilidade dos pais adicionarem sites à lista de sites bloqueados. O SurfNight é gratuito, mas não dispõe de interface em português.

 

BuddyBrowser - Safe, Secure, Free and Fun Internet Browser for Kids & Family, lançado em Janeiro de 2008 depois de 2 anos em desenvolvimento, este é um programa de navegação e um portal web gratuito para crianças dos 4 aos 10 anos de idade. Usando tecnologias no domínio das pesquisas seguras, mensagens instantâneas divertidas e seguras, navegação por etiquetas (tags), favoritos, canais de aprendizagem, bloqueador de janelas e outros utilitários no domínio da navegação na Internet, segundo os seus fabricantes, o BuddyBrowser oferece uma forma segura, divertida e educacional para as crianças usarem a Internet, permitindo-lhes comunicar com amigos e prevenindo o visionamento de conteúdos impróprios. Um vez feito o download para o seu computador pessoal, os pais podem criar contas individuais para os seus filhos e seleccionar numerosos controlos para monitorizar as actividades de navegação na Internet dos seus filhos.

 

Os miúdos lançam o BuddyBrowser clicando num ícone nos seus computadores e o programa de navegação abre-se, permitindo o livre acesso a milhares de sites pré-seleccionados pela equipa de professores e educadores.

 

O BuddyBrowser é anunciado como um programa de fácil utilização para todos, não fazendo exigências adicionais em termos de tempo aos pais para aprenderem e dominarem mais um programa para garantir a segurança dos seus filhos. Segundo o site, a 15 de Março de 2009 será lançada uma nova versão do BuddyBrowser.