Navarro Valls: Eixo do Pontificado de Bento XVI é a «pastoral da inteligência»

Joaquín Navarro-Valls, disse não estar surpreendido com o êxito do livro de Bento XVI "Jesus de Nazaré" e considerou que o Papa tem feito da "pastoral da inteligência" um eixo do seu Pontificado.

 

O anterior director da Sala de Imprensa do Vaticano, afirmou que "o centro principal deste pontificado é o que chamaria a pastoral da inteligência". Num momento em que existe "uma grande confusão em todos os níveis de conceitos, este Papa tem conduzido uma pastoral de inteligência estupenda, com uma riqueza conceptual extraordinária, e as pessoas são muito sensíveis a isso", garante. "Deram-se conta do valor da Palavra que o Papa oferece a toda a humanidade", declarou numa entrevista à Rádio Vaticano.

Para Navarro Valls, o livro " inscreve-se nesta pastoral da inteligência. Há páginas muito formosas, de carácter inclusive ascético, mas é de grande riqueza conceptual. Aos católicos não é apenas suficiente aceitar a divindade de Jesus, é necessário também reflectir sobre o significado do Jesus histórico".

"É necessário um esforço de esclarecer, de racionalizar – esta é uma palavra que o Papa repete também no livro. Existe uma racionalidade da fé neste pontificado, que já estava implícita de algum modo na enorme obra escrita pelo Cardeal Ratzinger, e que agora naturalmente se confirma no pontificado".

Navarro Valls acrescenta existir uma grande actualidade deste tipo de mensagem. "É como uma enorme catequese mas a um nível mais alto, que o povo entende, que o povo segue, que o povo sente ter entendido".

"Não me surpreende o êxito inicial do livro que certamente será um êxito a longo prazo". O anterior director da Sala de Imprensa do Vaticano afirmou que muitas pessoas lhe escreveram a pedir que lhes comprasse em Itália a edição já publicada, e que a enviasse para Espanha. "Eram muitas as pessoas que estavam ansiosas para ler o livro", assinalou.

Em 28 de Agosto o livro "Jesus de Nazaré" foi posto à venda em Espanha, com uma primeira tiragem de 50 mil exemplares.

Em Portugal, o livro estará à venda a partir de Outubro e será editado pela Esfera dos Livros.


Internacional | Agência Ecclesia| 14/09/2007 | 16:34 | 2090 Caracteres | 96 | Bento XVI