Media e Comunicações
McAfee dá dicas
Como manter o computador longe de ameaças este Verão?
 
 

Aproveitando os meses de Verão, em que o acesso à Internet costuma aumentar, a McAfee dá dicas sobre como manter o computador seguro.Segundo a empresa especializada em segurança informática, a grande maioria dos jovens (cerca de 91 por cento) que utilizam endereços de redes sociais para estar em contacto com amigos, passam ainda mais tempo no Verão a navegar na Internet. Deste universo, cerca de 32% coloca os seus computadores em risco, avança um estudo da Pew Internet.

Para prevenir ataques à segurança do equipamento informático, a McAffe dá nove dicas úteis.

Conheça os websites a que acede
Antes de aceder a um endereço electrónico, utilize um software de protecção que o informa sobre os sites com riscos de gerar vírus ou spyware. Existem tecnologias no mercado que protegem os utilizadores de Internet do adware, spam, vírus e outros perigos online. É ainda possível classificar os sites e os resultados de pesquisa.

Ter em atenção o «phishing»
Os ciberinfractores utilizam de forma fraudulenta os e-mails e os endereços electrónicos, fazendo-se passar por empresas legítimas para conseguir informação pessoal. As empresas legítimas nunca enviam um e-mail a perguntar-lhe por um cliente ou por informação pessoal.

Se é grátis, pode não ser seguro
Esteja atento aos downloads gratuitos, como os screensavers, inquéritos, ou subscrições em clubes de jogos online-muitos downloads gratuitos incluem programas de spyware e adware escondidos. Estes podem registar a utilização do teclado, seguir os acessos à Internet e transmitir informação confidencial. Se diz que é gratuito, o mais provável é que tenha um custo.

Vigilância necessária
Observe o que os seus filhos fazem online: avise-os que nunca devem dar informação como o seu apelido, escola ou hobby favorito num blog ou num perfil pessoal. Esta é a informação que muitos hackers utilizam para conseguir aceder ao seu PC e, eventualmente, aos dados financeiros.

Não utilize uma ligação de um e-mail para visitar um site
Nunca corte e cole um link de uma mensagem no seu internet browser. Os «phishers» podem criar ligações que parecem autênticas, mas que na verdade estão a ser enviadas para um website diferente. Abra de novo o navegador de Internet e tecle o endereço correcto.

Não introduza informação numa janela pop-up
Os «phishers» podem dirigi-lo a outras páginas da empresa ou organização real, onde se podem abrir pop-ups com espaços em branco para preencher com a sua informação pessoal. Instale um software para bloquear estes pop-ups e para o ajudar a prevenir este tipo de ataques.

Analise se o site é seguro
Quando dá a sua informação pessoal a um site, analise os sinais que lhe indiquem que o sítio é seguro. Um ícone na barra do browser ou um URL com «https.» («S» indica «seguro»). No entanto, tenha consciência de que estes sinais não são 100 por cento fiáveis, já que podem ser falsificados com alguma frequência.

Utilize passwords complicadas
Crie passwords que combinem letras (maiúsculas e minúsculas) e números e que tenham mais de seis caracteres, em que alguns deles sejam especiais. Um exemplo de uma password complicada poderia ser Go1dM!n3.

Mantenha o software de segurança actualizado
Alguns emails contêm software perigoso que podem danificar o seu computador ou seguir as suas actividades na Internet. Tanto os antivírus como as «firewall» protegem-no de aceitar este tipo de arquivos não desejados. O software antivírus explora as comunicações que possa receber e que contêm estes ficheiros maliciosos, a «firewall» protege as conexões que entram e saem do seu computador. Uma «firewall» é crucial se tem banda larga ou conexão DSL que lhe permite estar ligado à Internet as 24 horas do dia.