Conselhos da McAfee: Como evitar e-mails não desejados
   
 
Quantas vezes abriu a sua caixa de correio electrónico e se deparou com vários e-mails não desejados e de remetentes que desconhece? A McAfee, empresa de tecnologia de segurança para redes e sistemas, dá-lhe alguns conselhos para cancelar e bloquear esse tipo de correio (spam).
Segundo as investigações do McAfee SiteAdvisor, registar o endereço de e-mail numa única página Web pode resultar em centenas de e-mails não solicitados em apenas uma semana, demonstrando assim como é fácil tornar-se num alvo de correio não desejado.
«Embora os actuais filtros de spam consigam apanhar uma maior percentagem de correio não desejado, a ameaça do spam continua presente», afirma o vice-presidente dos laboratórios McAfee Avert, Jeff Green. «Esperamos que os utilizadores possam beneficiar dos nossos conselhos, para assim ajudá-los na sua batalha para eliminar e bloquear o correio não desejado».
Para começar e de forma a prevenir o spam, a empresa recomenda que não divulgue o seu endereço de e-mail em páginas web ou fóruns de debate. O melhor que tem a fazer é utilizar um endereço de e-mail diferente para assinar newsletters, guardar arquivos na rede ou realizar compras. Mas se a sua conta começar a receber demasiado spam, pode eliminá-los da mailbox ou utilizar um filtro mais agressivo.
Se não se inscreveu para receber um e-mail ou se não reconhece a pessoa que lho envia, então não cancele a subscrição. Isto demonstra ao spammer que a sua conta está activa.
Se utiliza uma página web como base para os serviços de correio electrónico, informe o seu fornecedor. Isto vai ajudá-lo a seleccionar de forma precisa quais são as mensagens de spam.
Instale um programa anti-spam, já que bloqueia entre 97 a 99 por cento do correio não desejado. Desta forma conseguirá diminuir uma grande quantidade do spam recebido.
Guarde uma cópia dos emails electrónicos que quer deixar de receber para determinar que endereços de e-mail ou frases nas mensagens não são alteradas e assim poderá bloquear os futuros emails que receba.
Não responda a spam, e mais importante, não compre nada a partir de spammers.
No whitepaper «No, Thanks to Unwanted E-mail» estão disponíveis mais detalhes para evitar o Spam. A McAfee sugere-lhe ainda o download, através do seu centro de ameaças em: http://www.mcafee.com/us/threat_center/default.asp