Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
   powered by FreeFind  


Quem somos
Temas
Intervenção
 

Participação da AC Media nos eventos relacionados com a Comemoração da Liberdade de Imprensa




No passado dia 3 de Maio, a Direcção da AC Media esteve representada, pelo Dr. Nuno Saraiva de Ponte, nos eventos relacionados com a Comemoração da Liberdade de Imprensa, que se realizaram na Universidade Católica Portuguesa, organizados pelo GMCS (Gabinete para os Meios de Comunicação Social) e pela CNU (Comissão Nacional da Unesco).

O primeiro evento foi o lançamento, em parceria com o Diário de Notícias (DN), do Prémio de Jornalismo “Jovens Talentos”. O mote para o concurso foi precisamente o da Liberdade de Imprensa.

De seguida deu-se início à conferência sobre a temática da Liberdade de Imprensa, proferida pelo Dr. Francisco Pinto Balsemão (fundador do Jornal Expresso e Presidente do grupo Impresa). A nível introdutório, precederam-no o Embaixador Fernando Andersen Guimarães (Presidente da CNU), a Dra. Filomena Martins (Directora adjunta do Diário de Notícias), o Dr. Pedro Berhan da Costa (Director-Geral do GMCS) e o Professor Braga da Cruz (Reitor da UCP e anfitrião da sessão).

O percurso jornalístico e político do Dr. Balsemão contribuíram para o enriquecimento da sessão, em que se abordou a evolução recente da comunicação social em Portugal e o papel das entidades reguladoras, como entraves ou como garantes da referida liberdade de imprensa.

Na sua opinião, a liberdade de imprensa, está actualmente dependente não só da actuação do Governo, através das entidades reguladoras e fiscalizadoras, como também da actuação dos diferentes agentes económicos, das próprias fontes de informação e das organizações e instituições da Sociedade Civil.

O Dr. Balsemão referiu ainda a importância do papel que os meios de comunicação social, dos países mais desenvolvidos, têm na garantia da liberdade de imprensa nos países menos desenvolvidos, ou onde a comunicação social não é levada de forma livre e independente.