Associação Portuguesa de Consumidores dos Media
   powered by FreeFind  


     
ENCONTRO IBÉRICO 17/19 de Novembro de 2006

MEDIA: Desafio para a Sociedade Civil

Local: HOTEL 3 PASTORINHOS - FÁTIMA

 

PROGRAMA

 

Dia 17

 

Chegada dos participantes

 

Sessão de Boas – Vindas e Jantar

 

 

Dia 18

 

Pequeno Almoço

 

Sessão de abertura

 

Intervenção do Presidente da ACMedia sobre:

 

§         As razões do encontro

§         A metodologia a utilizar

§         Os objectivos a atingir

 

Conferência de Tito de Morais, fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net

 

«Riscos Online para Crianças e Jovens: Como Famílias, Escolas e Comunidades os Podem Minimizar».

 

Moderadora: Engenheira Maria Fernanda Trigo

 

Debate alargado sobre o tema da conferência, com desenvolvimento sobre iniciativas que em ambos os países tendem a    sensibilizar a opinião pública para as boas práticas que devem ser adoptadas pela sociedade civil, no âmbito da responsabilidade social da internet e das outras plataformas móveis.

 

O debate inclui ainda: os planos da ACMedia para o período da Presidência Portuguesa no Conselho da Europa no 2º semestre de 2007; a utilização da Plataforma Internacional da ACMedia; a interligação com a rede IberoAmericana do Expresso Bibliográfico sediado em Madrid e também com os respectivos projectos em curso; o aproveitamento das sinergias correspondentes às várias iniciativas desenvolvidas pelas diversas organizações presentes e com as quais a associação actua no espaço ibérico.

 

 

Almoço workshop

 

 

Conferência da Doutora Sara Pereira, docente e investigadora da Universidade do Minho.

     Crianças e Televisão: Perspectivas da Programação e da Recepção».

     Moderadora: Doutora Luiza Vaz Pinto.

 

Debate alargado sobre o tema da conferência, com destaque para as boas práticas a serem adoptadas em ambos os países por uma sociedade civil que se deseja esclarecida e com capacidade e vontade para intervir.

 

O debate inclui ainda: a importância das entidades reguladoras em Espanha e em Portugal, incluindo a análise sobre as respectivas actividades e a eficácia das suas actuações; o papel dos provedores na televisão, na imprensa e na rádio; o papel das associações dos media face ao desenvolvimento tecnológico e aos hábitos dos consumidores; o impacto dos relatórios ATR Villanueva; os projectos da ATEA; as iniciativas da ATR Astúrias; a plataforma de intervenção cívica: QUERO INTERVIR; o Fórum Internacional das Universidades; a plataforma de acção pedagógica Educar para os Media e os projectos desenvolvidos em Sevilha e em Madrid; os Observatórios da ACMedia na Europa e no Médio Oriente; a análise sobre o funcionamento do OCTA e da OETI; a Campanha de Um Dia 10 Sem Ver Televisão; os efeitos nocivos da publicidade e dos videojogos e o modo de os atenuar.

 

 

Conclusões do Encontro e Delineamento da Estratégia a Prosseguir em cada região.

 

Coordenadora Dra. Marta Roque

 

 

 

Jantar e Sessão de Encerramento das Jornadas

 

 

 

Dia 19

 

Regresso aos destinos após o pequeno almoço.